Home »

 

História

 

Louvamos a Deus pelo privilégio de assumirmos a direção da Faculdade Teológica Batista do Litoral nesse semestre letivo. Sabemos que nossa região sempre sofreu com a intensa carência de um projeto sério de formação de obreiros e reflexão teológica que prezasse pela total coerência e fidelidade no estudo e aplicação da Bíblia, dentro de seus contextos originais, inerrantes e infalíveis. Nossa Faculdade Teológica veio, portanto, não só para reaver um antigo ‘sonho de educação teológica batista’, mas também para oferecer a toda comunidade evangélica da região um referencial, um verdadeiro ‘farol’ nesse mar de inconsistência e superficialismo.

Com 89 alunos e um quadro de professores com disposição e vontade de servir a Deus, nos firmamos, cada vez mais, como um ‘núcleo’ de expansão do discipulado de Jesus, em Sua dependência e para a glória do Pai, em plena baixada santista! Damos graças a Deus pela vida de nosso irmão Pr.Sidney Roberto Machado da Silva que empregou seus esforços nesses últimos anos, como diretor, para que a Faculdade chegasse onde hoje se encontra. Clamamos ao Pai que continue usando esse irmão tão especial, ainda por muito tempo, fazendo-o frutificar, em Sua obra nessa região!

Pedimos ao Pr.Sidney Machado, que fizesse um breve histórico de nossa Faculdade para que você a conheça melhor:

Durante o ano de 2000, três comissões foram formadas consecutivamente com o intuito de apresentar um ‘novo’ projeto para a Associação das Igrejas Batistas do Litoral Paulista. Havia dúvidas quanto à necessidade e receptividade em torno de uma faculdade teológica. Na época, o então presidente da Associação, Pr.Jasiel Marsolla, nomeou uma comissão constituída pelos seguintes pastores: Sidney Roberto Machado da Silva(relator), Daniel rocha Guimarães, Francisco de Assis Chaves Carvalho, Saulo Peres Quintas, Paulo Pancote Lacerda e Airton Souza Melo.

Por unanimidade, em outubro de 2000, essa comissão recomendou à Associação a formação da Faculdade Teológica Batista do Litoral.

Foi escolhido pelo conselho, com o intuito de gerir a Faculdade em seus primeiros passos o Pr. Jasiel Marsolla, que organizou todo o material para o primeiro vestibular, providenciou a propaganda, além de contactar os primeiros profesores, tendo vital importância no surgimento da Faculdade.

Foi assim que, em 5 de fevereiro de 2002, tivemos a nossa aula inaugural, proferida pelo Pr. Ed Renée Kivitz, no templo completamente lotado da Primeira Igreja Batista de São Vicente. A mensagem teve como título: ‘Como se faz um profeta”.

Na ocasião foi empossado o Pr.Sydnei como Deão Acadêmico, além do Conselho de Educação Teológica: Francisco de Assis Chaves Carvalho(Presidente), Daniel rocha Guimarães(Vice-prersidente), Saulo Peres Quintas(Secretário), Paulo Pancote Lacerda e Airton Souza Melo.

Nos dias seguintes, além do Pr.Ed René, ouvimos o Pr.Antonio Mendes Gonçales na época Presidente da Ordem dos Pastores Batistas e pastor da Primeira Igreja Batista de Atibaia, e o Pr.Levi Corrêa da Primeira Igreja Batista de Santo André. Iniciamos a nossa primeira turma com 42 alunos matriculados, além de uma boa Bilbioteca. No segundo semestre de funcionamento, já com o Pr.Sydnei como diretor, iniciamos uma segunda turma de teologia, além de vários alunos avulsos. Em 2002, iniciamos o Curso Médio de Música Sacra, priorizamos a Biblioteca, ultrapassando os 3 mil volumes. Hoje temos mais que 7 mil volumes.

Como uma das grandes marcas da Faculdade, semestralmente desenvolvemos a Semana Teológica, endo como preletores Ary Veloso, Russell Shedd, Luiz Sayão, Prof.Adauto B.Lourenço, além de outras presenças esporádicas especiais como o Pr.Paulo Solonca, Pr.José Vieira Rocha, entre outros.

No mês de julho de 2002, entendendo ser a vontade de Deus, o Pr. Sidney deixou a Faculdade, retornando ao pastorado da Igreja Batista do Marapé, tendo assumido a direção o Pr. Átila da Silva, experiente sevo de Deus, atuante na educação teológica brasileira por vinte anos.

Após essa fase, a Faculdade tornou-se Seminário. O STBL pensa no aluno e, por isso, prioriza o pensamento reflexivo, a pesquisa e o amor ao estudo e à prática da Palavra de Deus.

O Seminário Teológico Batista do Litoral hoje está consolidada, com um excelente número de alunos matriculados e com uma grande perspectiva para o futuro”.

No amor do Mestre,
Átila, pr. – Reitor